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Quer melhorar a sua postura de uma vez?

O alinhamento das estruturas corporais e da postura é fundamental para garantir o bem-estar e compor a saúde integral dos indivíduos.

Para isso, faz-se necessário uma postura adequada e alinhada, capaz de preservar o sistema musculoesquelético e distribuir os vetores de força que atuam, principalmente, sobre ossos, músculos e discos, durante as atividades da vida diária (VANICOLA et al, 2007).

A figura 1 uma postura inadequada e seus impactos para o desequilíbrio das estruturas e do alinhamento corporal, o que pode ocasionar alterações na marcha e dores nas articulações.

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Foto: google imagens

 

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cerca de 27 milhões de pessoas de 18 anos ou mais de idade sofrem com alterações posturais, o que corresponde a 18,5% da população brasileira (IBGE, 2013).

Essas alterações posturais, muitas vezes, podem ser ocasionadas por encurtamento das cadeias musculares, cuja ação integrada é responsável pela manutenção do adequado alinhamento postural. Os grupos musculaturas anteriores, como reto abdominal e iliopsoas, por exemplo, são fortemente recrutados durante as atividades do dia-a-dia, favorecendo padrões de unilateralidades e mudanças estáticas na postura!

Portanto, para a abordagem corretiva das alterações posturais, os processos terapêuticos devem considerar o sistema muscular de forma integrada. Nesse sentido, destaca-se o método Five Konzept – treinamento alemão inovador eficaz para prevenção e tratamento da má-postura.

O método Five, por meio de 7 aparelhos diversificados, atua na correção da má-postura e no ganho seguro de mobilidade articular, ao preconizar o movimento de extensão com ativação da musculatura excêntrica. Nos treinos Five, os grupos musculares agonista/antagonista são trabalhados de forma equilibrada para gerar uma ação muscular direcionada e uma força uma força equivalente a cada membro que atuam.

Ressalta-se que o método Five orienta treinos e tratamentos individualizados e específicos, e cada caso passará pela avaliação clínica do instrutor Five, não podendo, portanto, ser sistematizado. No entanto, para fins didáticos exemplifica-se uma sequência de exercícios utilizando alguns dos aparelhos do método Five, com potencial para correção e manutenção da boa postura, confor

me demonstrado na sequência abaixo:

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Início: Inicia-se o treino Five com um trabalho miofascial e liberação de pontos gatilhos nos grupos musculares hiperprogramados.

Desenvolvimento: Trabalho abordando segmentos corporais com evolução para um treino global. Os exercícios serão realizados em três séries de 5 respirações. O aluno será orientado a fazer o treino em casa.

Informações Importantes sobre a aplicabilidade dos Aparelhos:

Hip mover: É possível priorizar a articulação do quadril.

Chest Mover:  Exercícios que exploram a mobilidade de tórax.

Back Mover: Trabalho global de toda a cadeia anterior do corpo.

Quer conhecer mais sobre o método Five? Procure as clínicas na sua cidade que possuem os aparelhos e instrutores certificados no método Five.

Referencias:

Vanicola MC, Teixeira L, Arnoni CP, Matteoni SPC, Villa F, Valbão Junior N. Reeducação da postura corporal. Motriz. 2007; v.13 n.4 p.305-311.

Colaborou com a matéria: Bruno Couto – Treinador Five.

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