fbpx
balé

Os benefícios da utilização do método Five Konzept por dançarinos de balé

Entre os incontáveis benefícios da aplicação do método em esportistas de alta performance, está  o tratamento e a prevenção de lesões

Por: Franciele Casarin

Leia o relato da treinadora do método Five Konzept, Franciele Casarin, sobre seu incrível trabalho na recuperação de uma bailarina de 16 anos:

A adolescente identificada apenas como JGG, de 16 anos, é aluna de balé na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil e dança desde os 6 anos de idade. Por indicação clínica, chegou até mim com um quadro de tendinite, bursite e sobrecarga articular, acusando dor de nível 8 na EVA (Escala Visual Analógica) na região da virilha, nível 6 nos joelhos e nível 7 na panturrilha bilateralmente. Dores estas, que são incapacitantes e poderiam, futuramente, impedi-la de continuar dançando.

O tratamento foi iniciado em 27 de maio de 2021, realizando uma sessão por semana, presencialmente. As sessões foram compostas, única e exclusivamente, de movimentos do método Five Konzept realizados tanto nos equipamentos quanto livres. Solicitei que ela realizasse, diariamente, uma sequência de exercícios do método Five livre em casa.

Por ser bailarina e considerada atleta de alto rendimento, a sobrecarga dos treinos de balé sobre suas articulações levaram a um quadro crônico de dor que já persistia há 2 anos. Buscou tratamento com médicos ortopedistas, medicamentoso, fisioterapia conservadora e até mesmo, ficou em repouso por 6 meses. Mesmo com toda essa conduta, não apresentou melhora do quadro.

Através do método Five, trabalhei o reequilíbrio articular com a paciente. Por já apresentar excelente mobilidade, o foco dos treinos com ela foi o de força muscular. Todo exercício foi mantido na posição antes de alcançar o limite de amplitude, justamente para recrutar a força muscular e não trabalhar ainda mais flexibilidade, evitando assim mais sobrecarga articular.

Com essa conduta, pode-se identificar os grupos musculares onde havia déficit de força e, assim, direcionar os movimentos que deveriam ser realizados em casa. Apesar da excelente forma física, muitos grupos musculares estavam sobrecarregados, enquanto outros estavam subutilizados. Isso levou a um desequilíbrio articular que estava causando dores crônicas. Com o método Five, conseguimos sanar as queixas da paciente com 10 semanas de tratamento.

Atualmente a paciente não se queixa mais de dor e estamos trabalhando para proporcionar um melhor preparo físico para que ela se mantenha saudável e sem dor.

Gostou de conhecer um pouco do trabalho da treinadora Franciele Casarin com a dançarina de balé? Então siga ela e o Five, no Instagram. E não se esqueça de enviar essa matéria para alguns amigos e deixar um comentário aqui embaixo.

Deixe um comentário

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais

Posts Recentes

Siga o Five nas Redes Sociais

Dúvidas ou Sugestões?

Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco! Estamos aqui para ajudar

FALE CONOSCO

Localização

Siga no Instagram

Copyright © Five 2023 – Todos os diretos reservados.
Termos e Condições | Política de Privacidade