fbpx
Five pacientes psiquiátricos

A aplicação do método Five Konzept em pacientes psiquiátricos

O método Five pode ser um grande aliado para quem pretende levar um método efetivo de tratamento para diferentes tipos de pacientes

Por: Fernando Cano

Na matéria de hoje, vamos acompanhar o relato de um fisioterapeuta e treinador Five, sobre seu incrível trabalho em um hospital psiquiátrico.

“Me chamo Fernando Cano, sou fisioterapeuta há 19 anos, especialista em acupuntura, mestre em Ciências do Movimento Humano e Treinador Five Konzept Brasil.

Trabalho há 7 anos com fisioterapia em um hospital psiquiátrico no Estado de Santa Catarina. As demandas do serviço de fisioterapia no hospital são as mais variadas, abrangendo quase todas as áreas de atuação de um fisioterapeuta (neurologia, traumatologia, ortopedia, respiratória, reumatologia, pré e pós-operatórios). O principal objetivo de um fisioterapeuta dentro deste hospital psiquiátrico é recuperar e preservar a independência funcional dos pacientes, ou seja, ajudá-los a se manter fazendo o maior número de atividades possíveis, sem depender de ajuda. Para que tenham liberdade para sair da cama, caminhar, ir ao banheiro caminhando, tomar banho e se alimentar. É importante que sejam realizadas atividades que os tirem da postura em que passam longos períodos.

Pela rotina do hospital e atividades oferecidas a estes pacientes psiquiátricos, é comum que eles permaneçam longos períodos sentados, levando-os a uma unilateralidade, que pode provocar aumento de tensão e encurtamentos musculares, principalmente nas cadeias musculares anteriores, mas fortemente, encurtando os flexores de quadril (músculos Ilíaco e psoas, ou simplesmente o Iliopsoas).

Foi desta forma que durante minha formação do método Five Konzept, surgiu a ideia de trazer para dentro do hospital este método que trata a lógica das dores e devolve mobilidade natural e original das articulações, tirando os pacientes desta unilateralidade. Mas foi durante meu treinamento para virar treinador do método que a ideia amadureceu e comecei a aplicar o Five nos pacientes psiquiátricos.

Passei a ter resultados muito bons, onde estes pacientes passaram a referir alívio nas queixas de dor, melhora nas trocas de postura e decúbito, maior facilidade para levantar das cadeiras e maior confiança em caminhar, além do relato das equipes de enfermagem de redução da solicitação por medicação para dor.”

Gostou de conhecer o trabalho do treinador Five Fernando Cano, com pacientes psiquiátricos? Então compartilhe com alguns amigos e deixe um comentário aqui embaixo!

Deixe um comentário

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais

Posts Recentes

Siga o Five nas Redes Sociais

Dúvidas ou Sugestões?

Dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco! Estamos aqui para ajudar

FALE CONOSCO

Localização

Siga no Instagram

Copyright © Five 2023 – Todos os diretos reservados.
Termos e Condições | Política de Privacidade